Apresentações

Este blog destina-se à disseminação e ensino do conteúdo de Biologia do 2º Ano do Colégio Militar de Porto Alegre. O projeto surgiu como uma trabalho escolar criado pelos professores Paim e Letícia para o aprimoramento do ensino do assunto. O grupo é constituído por (todos os membros são alunos da turma 206):
- Adrisson Rogerio Samersla
- Ana Sofia Ehrenbrinc Scheid
- Giselle Turri Serra
- Jeanderson dos Santos Rosa e
- Victor da Rocha Chaves Barcellos
Esperamos que aproveite o conteúdo.

domingo, 16 de março de 2014

Filo Mollusca

Moluscos
De todos os filos, o que apresenta características mais variadas é o dos moluscos, logo que podem ter alguns milímetros ou vários metros; o corpo pode ser coberto por urna concha (caracóis) ou duas (ostras) ou pode ser nu (polvo); vivem desde o fundo do mar até no topo das montanhas; podem ser fixos nas rochas (ostras, mexilhões), nadar livremente (lula), se arrastar na terra (lesmas). Embora existam tantas diferenças entre os componentes desse filo, há características essenciais entre eles:
· Triblásticos ( possuem ecto, endo e mesoderme)
· Celmados (uma cavidade embrionária preenchida por fluído celômico e revestida por mesoderme)
· Protostômios( desenvolvem primeiramente a boca)
· Possuem corpo mole não segmentado e simetria bilateral
· Sistema nervoso constituído por uma cadeia de gânglios(sistema nervoso é formado por dois cordões nervosos com formato de escada. Nos nós da escada  aparecem os gânglios, que são os locais onde se acumulam os corpos celulares dos neurônios e de onde partem e chegam outros nervos
· Circulação aberta ou lacunar
· Excreção de nefrídeos
Os moluscos são divididos em 7 classes:
Aplacophora:
 Moluscos vermiformes, bentônicos, marinhos; desprovidos de concha.

 Epimenia verrucosa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplacophora

Monoplacophora: Possuem concha formada por uma única peça. Em forma de capuz
 http://muzeum.geology.cz/d.pl?item=97&l=e
Polyplacophora: popularmente chamada “Chiton” representa moluscos achatados dorso-ventralmente com oito valvas articuladas dorsalmente formando uma concha

 tonicella lineata
 Essa classe tem grande importância como base alimentar para alguns nativos de determinadas regiões, como é o caso de Acanthopleura granulata que já foi observada sendo comida pelos nativos de Bermudas e Antilhas e Cryptochiton stelleri e Katharina tunicata que servem como base de alimento aos nativos do Alasca.
  
Gastropoda: possuem concha univalve ou ausente, são omatóforos, hermafroditas e possuem muco protetor.
          

 helix sp      


http://www.ufpa.br/dicas/im/ima-in08.htm

ORGANIZAÇÃO DE UM GASTRÓPODA

Formam a maior classe dos moluscos, com cerca de cinquenta mil espécies viventes e 15.000 fósseis.Alguns são usados na alimentação, como o scargot; outros são hospedeiros a certos vermes como o da esquistossomose; e outros são usados em joias e objetos decorativos. Os gastrópodes possuem variados tipos de alimentação, podendo ser herbívoros, detritívoros ou ainda carnívoros predadores.
Bivalvia :São animais filtradores com circulação aberta, ou seja, o sangue não percorre em vasos sanguíneos. Apresentam conchas com duas peças fechadas por forte musculo.

 pharus legumen
ORGANIZAÇÃO DE UM BIVALVE

  FORMAÇÃO DE PÉROLAS
                       

As ostras produtoras de pérolas despertam grande interesse econômico.A formação da pérola representa um mecanismo de defesa da ostra contra corpos estranhos que penetram em seu corpo e ficam entre o manto e a concha. Desse modo, quando um grão de areia, por exemplo, penetra nessa região, ele é gradualmente envolvido pelo nácar, do manto. No final do processo forma-se a pérola, usada na confecção de anéis e colares, por exemplo.
BIOINDICADORES
 Os bivalves são um dos melhores bioindicadores de poluição já conhecidos, logo que, por estarem à beira-mar são facilmente afetados com a poluição. No seu corpo concentram-se várias substancias toxicas. Como são comedores de plânctons, organismos igualmente sensíveis à poluição, concentram-se e potencializam, até em mil vezes, elementos tóxicos nos seus corpos.
Os moluscos bivalves, como os mexilhões, fazem passar uma grande quantidade de água por suas lamelas branquiais, retendo assim o plâncton contaminado.
Scaphopoda :caracterizados por uma concha em formato de cone e aberta dos dois lados

 antalis vulgaris
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scaphopoda
  
Cephalopoda: possuem braços com ventosas, cromatóforos, iridóforos, mimetismo, bolsa com tinta para defesa, visão bem desenvolvida, sistema nervoso desenvolvidoe possuem circulação fechada







Octopus vulgaris       
http://biologiainterativa.webnode.com.br/zoo-invertebrados/moluscos/

BOLSA DE TINTA

  polvo soltando tinta http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/47948005/Classe%20Cephalopoda
Entre os órgãos  que compõe a massa visceral, os polvo e a lula  têm  uma bolsa de tinta, a qual é comprimida toda vez que o animal se sente ameaçado, o que provoca a liberação da tinta a qual sai em jatos pelo cifão.





CAMUFLAGEM

Polvo se camuflando
Outra forma que o polvo utiliza para se defender é a camuflagem. Em pouco tempo  ele é capaz de mudar completamente de cor, ficando com as mesmas cores do ambiente em que está.

Ótimo vídeo para assistir https://www.youtube.com/watch?v=8EN_dK4wL0g]

O QUE É RÁDULA?
A rádula é um conjunto de pequenos dentes quitinosos usados para a obtenção de alimentos.
 microscopia da rádula






Reprodução do moluscos
  caramujo de jardim

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem alguns hermafroditas, mas a maioria é dióica. Geralmente a fecundação é interna, porém também pode ser externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto


1 comentário:

  1. Epimenia verrucosa não seria um dos representantes da Classe Solenogastres?

    ResponderEliminar