Filo Nematoda
Trata-se do 4º filo dos animais. Também conhecidos por vermes cilíndricos, os nematóides são animais interessantíssimos, de elevada adaptação aos seus habitats.
Imagem do representante mais clássico desse filo: a lombriga (Ascaris lumbricoides).
Características:
- Triblásticos
Representação dos 3 tecidos de um nematóide ("pele" derivada da ectodrme, "musculos" derivada da mesoderme e "revestimento da cavidade digestória" derivada da endoderme), em comparação a outros filos de animais (platelmintos e anelídeos respectivamente).
- Pseudocelomados
A cima, vemos várias ilustração a respeito do tipo de cavidade corporal dos nematóide: pseudoceloma. Nas 3 primeiras imagens, são feitas várias comparações desse filo com outros filos de animais (platelmintos e anelídeos), com o intuito de melhor exemplificar o conteúdo.
- Protostômios
De modo similar aos platelmintos, os nematoides também são considerados protostômios, pois seu arquêntero dá origem à boca, como demonstra o esquema a cima.
- Vida livre ou parasitária
Como pode ser visto, os nemaltoides são um filo muito amplo, com diversas especializações e habitats. Na primeira imagem, vemos um "bloco" de terra onde, provavelmente, se encontrarão várias espécies de animais, alguns, inclusive, nematóides. Na segunda, vê-se, misturado a outros animais, exemplares encontrados em um pedaçõ de terra similar ao da figura 1. Na terceira, vemos um exemplo de parasita: a lombriga (a mesma do início do texto).
- Sistema Digestório
Em comparação a filos anteriores, esses animais apresentam sistemas mais complexos, como por exemplo, o digestório já é completo (digestão extra e intracelular), com vários órgãos diferenciados (faringe e intestino).
- Sistema Nervoso
Apresentão um sistema nervoso muito similiar aos dos platelmintos, com pouca "cefalização" (formando gânglios, por isso, ganglionar) e dois cordões nervosos que seguem ao longo do corpo.
- Sistema Excretor
Apresentam uma estrutura especializada, renete (estrutura a cima), para a excreção, o que os torna bastante resistentes a regiões secas, podendo, assim, viver na terra.
- Sistema Reprodutor
Na imagem a cima, vemos em detalhes a constituição dos sistemas reprodutores de cada sexo (dióico normalmente, com dimorfia sexual).
- Cutícula
Em B, vemos a localização da cutícula protetora, o que permite ao parasita resistir ao sistema digestório de sua presa (permite que lombrigas resistam à acidez de nosso estômago).
- Reprodução
A reprodução é exclusivamente sexuada, e eles são seres dioicos (possuem macho e fêmea) na maioria dos casos. Além disso, fazem fecundação interna e seus gametas não são flagelados (curiosamente, nenhuma célula dos nematóide é ciliada ou flagelada).
- Doenças humanas causadas por nematoides
Medidas profiláticas: saneamento básico, higiene pessoal e lavas bem os alimentos.
Medidas profiláticas: combater o inseto (telas para inseto, repelente, inseticidas e etc)
Medidas profiláticas: não andar descalço e saneamento básico (destinação correta das fezes)
Sem comentários:
Enviar um comentário